Euribor em Queda: Impacto na Prestação do Crédito à Habitação

Euribor em Queda: Impacto na Prestação do Crédito à Habitação

Por

2 de Julho de 2024

Crédito Pessoal

A Euribor, taxa de juro que se mantém omnipresente no setor financeiro, apresentou mudanças nesta terça-feira, ao subir e descer em diferentes termos. Descubra mais sobre a Euribor. Foi registada uma tendência para o aumento nas taxas a três e doze meses, enquanto a taxa Euribor a seis meses desceu. Estes valores permaneceram próximos uns dos outros, mas a taxa a três meses, que subiu para 3,714% destacou-se acima das demais.

Euribor sobe a três e a 12 meses e desce a seis meses

Flutuações nas Taxas Euribor

Na terça-feira registou-se um decréscimo na taxa Euribor a seis meses, diminuindo para 3,676%, uma redução de 0,002 pontos. Desde janeiro, esta tornou-se a taxa mais comum utilizada nos créditos habitação com taxa variável em Portugal. Em 18 de outubro, atingiu o valor máximo desde 2008, ao fixar-se nos 4,143%, mas desde então tem vindo a diminuir.

No entanto, no mesmo dia, as taxas Euribor a três e a doze meses exibiram um comportamento inverso, registando um aumento. A taxa the Euribor a doze meses alcançou os 3,589%, um aumento de 0,022 pontos, enquanto a taxa Euribor a três meses subiu para 3,714%, mais 0,005 pontos.

Influência do Banco Central Europeu

Este cenário foi também influenciado pelo Banco Central Europeu (BCE). O BCE decidiu cortar as taxas de juro directoras em 25 pontos base em junho, após ter mantido as mesmas no nível mais alto desde 2001 em cinco reuniões anteriores e de ter realizado 10 aumentos desde julho de 2022.

Este corte nas taxas directoras deverá levar a um recuo nas taxas Euribor, o qual poderá aliviar a prestação do crédito habitação. Prevê-se uma descida nestas taxas até ao final do ano, esperando-se valores próximos dos 3%.

Euribor e o Setor Bancário

Lembrar que a Euribor é a média das taxas aplicadas por um grupo de 19 bancos da Zona Euro ao emprestar dinheiro entre si. Tais variações têm impacto diretamente nos empréstimos para compra de casas, cujas prestações sofrem alterações.

Ter em mente a evolução da Euribor é fundamental para todos que possuem um empréstimo com taxas variáveis, dado que daqui depende o valor exato da sua prestação. Mantenha-se informado e faça as melhores escolhas para conseguir tirar partido da euribor no seu crédito habitação.